Ensinamento

A definição mais popular de magia é: "A Arte de alterar e moldar a realidade através do poder da vontade".

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

5ª Caminha pela Liberdade Religiosa

Neste domingo, 16 de setembro de 2012, acompanhamos na orla de Copacabana, Rio de Janeiro, uma das maiores manifestações interreligiosas do país, a Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.
O número de pessoas ultrapassou o que a CCIR - Comissão de Combate à Intolerância Religiosa esperava. “Tínhamos o objetivo de levar 200 mil pessoas para a Avenida Atlântica. Dez mil além do esperado só mostra o quanto o esforço desse trabalho, por um Brasil democrático e onde as pessoas respeitam os credos alheios, tem conquistado todos os setores da sociedade", disse o interlocutor da comissão, babalaô Ivanir dos Santos, ao ser informado sobre o número de participantes, ao fim da Quinta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Segundo a coordenação de Infraestrutura do evento, 45 mil assistiram ao espetáculo da cantora Margareth Menezes, principal atividade cultural da Caminhada, na Praça do Lido.

Desde o início de setembro, a Comissão enviou aos candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro uma carta-compromisso, a fim de que a liberdade religiosa esteja garantida por aquele que assumir tal cargo político. O atual prefeito, Eduardo Paes, foi representado pelo vice de sua chapa, Adilson Pires. Marcelo Freixo (PSOL) fez questão de assinar o documento e acompanhar os caminhantes na Princesinha do Mar. Cyro Garcia (PSTU) e Otávio Leite (PSDB) se manifestaram com interesse em assinar, porém pediram à Comissão de Combate à Intolerância Religiosa que outra oportunidade fosse estudada por conta de compromissos com agendas de campanhas.
530464_523537807663498_1274859131_nNeste ano, a caminhada contou com a presença de mais de 25 representações religiosas e de várias autoridades, incluindo a chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) - delegada Marta Rocha, a idealizadora da EXPO Religião - jornalista Luzia Lacerda, a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Luíza Bairros, dentre outros.

A Quinta Caminhada contou com participantes de Pernambuco, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e diversos municípios do Estado do Rio como Araruama, Arraial do Cabo dentre outros. Mesmo com sol forte, as pessoas entoaram cânticos religiosos e exibiram dezenas de faixas com pedidos de Paz, Respeito e Igualdade.

Diversos segmentos religiosos tiveram crescimento nesta Quinta Caminhada, como os budistas, os ciganos e principalmente a comunidade wiccana e pagã, que liderada pelo sacerdote Og Sperle - presidente da União Wicca do Brasil e membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, conduziu os 220 seguidores presentes em seu grupo, de forma organizada e muito animada, sendo um dos grupos que mais chamou a atenção do público, fotógrafos e mídia em geral. De acordo com o presidente da UWB, a caminhada tem ajudado muitas bruxas e bruxos a declararem sua opção religiosa abertamente, participando de eventos como este para mostrarem sua fé desmistificando a religião.
BANDRUIRA organização do grupo de wiccanos e pagãos foi impecável, com água, sucos e lanche para todos, sem falar na participação dos voluntários, que foi fundamental para o funcionamento de tudo aquilo que foi planejado pela equipe da UWB.

A animação do grupo pagão era tanta, que protagonizou um dos momentos mais belos desta caminhada, quando alguns membros da Gergóvia - Escola de Druidismo e do Coven Chuva Vernal, liderados por Og Sperle, saíram do bloco dos wiccanos e pagãos, indo se juntar ao grupo do MUDA (Movimento Umbanda do Amanhã), que de forma plural, respeitosa e harmônica, tocaram e dançaram músicas pagãs e umbandistas, onde os seguidores de ambas as religiões se juntaram e fizeram uma grande festa.
229273_465932973439774_1725535002_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, mas não critique a nossa religião! Cada um tem a sua e devemos respeitar a escolha de cada um!